Halterofilismo

|
Halterofilismo, ou "Levantamento de Peso Olímpico" (LPO), utilizando uma terminologia mais apropriada, para não confundir com outros desportos em que se utilizam halteres para os seus fins, é um desporto cujo objectivo é desenvolver a "força", a "potência" muscular e levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça.
É quase impossível traçar uma data exacta do primeiro campeonato de levantamento de pesos. Os testes de força humana, duma forma ou outra, são provavelmente mais velhos do que a própria civilização. As imagens de homens que levantam objectos pesados, ao que parece para o desporto, aparecem em registros egípcios antigos, em textos chineses e em gravuras gregas.
As primeiras competições organizadas de levantamento de pesos começaram na Europa no final do ano de 1800, e o primeiro campeonato mundial do desporto foi realizado em 1891. Naquele tempo não havia nenhuma divisão de peso e os títulos foram dados ao homem que foi capaz de levantar o maior peso possível, sem que fosse considerada sua massa corporal.
O levantamento de pesos esteve presente no programa dos primeiros Jogos Olímpicos em 1896, Atenas, Grécia, como parte dos jogos desportivos, com duas modalidades: levantamentos com uma mão e com duas mãos, e foi deixado de fora dos Jogos de 1900; ele reapareceu em 1904, com duas provas: levantamento com duas mãos e haltere geral.
Em 1920 tinham sido estabelecidas cinco divisões de peso e três disciplinas compunham a competição – o Desenvolvimento ("Clean and Press"), o Arranco ("Snatch") e o Arremesso ("Clean and Jerk"). O Levantamento de Peso Olímpico voltou nas Olimpíadas de 1920, em Antuérpia, Bélgica, e não foi mais retirado. Em 1972, o desenvolvimento foi abolido depois das Olimpíadas de Munique, Alemanha, deixando o Arranco e o Arremesso como as duas disciplinas olímpicas do desporto.
Algumas das regras, os equipamentos e as categorias de peso são apontadas a seguir.
A competição é realizada numa plataforma (tablado) de 4 metros quadrados, revestida de material antideslizante e três árbitros julgam se os levantamentos foram válidos ou não, accionando um sistema de luzes: branca para levantamento válido e vermelha para nulo.
O objectivo no levantamento de pesos é simples: levantar tanto peso enquanto possível; quem levantar mais peso, ganha. Em caso de empate, a vitória cabe ao atleta que pesar menos. Se mesmo assim o empate persistir, ganha aquele que tiver levantado primeiro.
A competição moderna, como dito acima, compõe-se de duas provas: o Arranco (ou Arranque) e o Arremesso. O Arranco é a primeira prova da competição e consiste em levantar a barra acima da cabeça à partir do solo em um movimento sem pausa, sem apoiá-la no corpo.
Na prova do Arremesso a barra é levantada primeiro até à altura dos ombros (a "sustentada") e depois, num segundo movimento também único e contínuo, é levantada até acima da cabeça (o "empurrão"). O Arremesso permite que se eleve uma quantidade maior de peso do que no arranque.
No final dos movimentos, tanto do arranco quanto do arremesso, o atleta deve estabilizar a barra, estando com os braços estendidos e as pernas paralelas.
Em cada uma das provas os atletas dispõem de três tentativas para levantar a maior carga possível. Há 1 minuto para o primeiro Levantador de Peso Olímpico, numa competição, começar a tentativa, ou 2 minutos se for o próximo. O aumento mínimo é 1 kg entre duas tentativas, excepto depois da primeira tentativa, quando é de 2 kg. Tentando quebrar um registo (recorde) nacional ou mundial, o aumento de peso deve ser de pelo menos 0,5 kg (embora só os múltiplos mais próximos de 2,5 kg possam ser contados para o somatório total). O somatório dos maiores pesos levantados em cada uma das duas provas, determina o total combinado e vence quem tiver maior somatório.
Os equipamentos do Levantamento de Peso Olímpico são uma barra de aço, os discos (ou anilhas, cujo peso varia conforme a coloração) e duas braçadeiras (ou presilhas), de 2,5 kg cada uma, que servem para fixar os discos na barra. Para a prova masculina, a barra específica deve medir 2,20 m de cumprimento, pesar 20 kg e possui 28 mm de diâmetro; para a prova feminina, a barra deve possuir 2,01 m, 15 kg e 25 mm de diâmetro.
Actualmente os atletas são divididos em quinze categorias de peso ao todo. Oito masculinas, sete femininas, conforme a massa corporal. As categorias actuais são, para os homens: até 56 kg, 62 kg, 69 kg, 77 kg, 85 kg, 94 kg, 105 kg, acima de 105 kg. Para as mulheres: até 48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg, 75 kg, acima de 75 kg.
O Arranco e o Arremesso são os movimentos mais completos, amplos e difíceis, como também os mais antigos, para levantar peso. O Levantamento de Peso Olímpico é uma perfeita demonstração combinada de força física, habilidade técnica e concentração; ou seja, cada atleta que compete precisa de prontidão física e mental/emocional e habilidades puramente técnicas.
A prova "rainha" desta modalidade é a masculina para os super pesados (acima de 105 kg), em Olimpíadas, em que o vencedor é chamado o atleta mais forte do mundo olímpico. Actualmente, as melhores marcas são do iraniano Hossein Rezazadeh. Rezazadeh levantou 213 kg no Arranco (2003, em Quinhuangdao, China), 263,5 kg no Arremesso (2004, nas Olimpíadas de Atenas) e 472,5 kg no total (212,5+260), (2000, nas Olimpíadas de Sidney, Austrália).
O maior levantador de peso olímpico de todos os tempos é o turco Naim Suleymanoglu, que quebrou 58 recordes e conquistou três medalhas de ouro em Olimpíadas (em 1988, 92 e 96). Da antiga categoria até 60 kg, com 1,47 m de altura, Suleymanoglu, o "Pequeno Hércules" (como foi apelidado), levantou 152,5 kg no Arranco, 190 kg no Arremesso e 342,5 kg no total (1988, todas nas Olimpíadas de Seul, Coreia). O recordista de participações em Olimpíadas é o húngaro Imri Földi, presente em cinco Jogos, de 1960 a 1976; o norte-americano Norbert Schemansky foi o único a conquistar medalha em quatro Jogos, prata 1948, ouro em 1952 e bronze em 1960 e 1964. O soviético/russo Vassily Alexeev detém a maior quantidade de recordes: 80 ao longo de sua carreira profissional.
O desporto é regulado pela International Weightlifting Federation (IWF), fundada em 1905, com sede em Budapeste, Hungria, com 167 nações afiliadas.

0 comentários: