A Natação

|

A natação popular vem desde a Grécia e Roma, quando os soldados exerciam essa prática de exercício, por causa dos movimentos completos, simples e divertidos, podendo ajudá-los na recuperação terapêutica e atrofia muscular. Na época o homem que não sabia nadar era considerado um individuo que não tinha educação. Em 1839 o inglês J. Arthur Trudgen, ao aplicar observações que fizera com os nativos da América do Sul, o movimento das pernas, porém, era parecido com golpe de tesoura, que evoluiu quando outro inglêas, Frederick Cavill, emigrando para Austrália, observou que os indigenas nadavam com as pernas ajeitadas em plano vertical a superfície da água. Adotou o estilo (crawl australiano), com o qual seu filho Richard, em 1900, bateu o recorde mundial das cem jardas.A natação moderna, como esporte, começa no fim do século XIX, na Europa em torneios isolados e campeonatos nacionais. A partir de 1900, a França organiza provas com participação de franceses, ingleses, holandeses, australianos, suecos, austriacos, alemães e belgas. É praticada em campeonatos mundiais a cada quatro anos.A Natação enquanto desporto tem início no Japão, no século XVIII, mas a natação começa em Londres em 1837, com o surgimento de cursos e provas organizadas pela National Swimming Association.O primeiro campeonato da modalidade realiza-se em Sydney, tornando-se a Natação um desporto olímpico em 1896 nos Jogos de Atenas. A partir de 1908 as provas passam a disputar-se em piscina.Estilo livre
Nessa modalidade o nadador pode optar pelo estilo que preferir. Na prática o estilo usado com mais freqüência é o crawl, em que o atleta nada de peito voltado para o fundo da piscina e move os braços, paralelamente ao corpo, num movimento rotativo (quando um braço avança o outro recua), enquanto bate as pernas, também alternadamente. O estilo livre compete-se em distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m.

Estilo costas
O estilo costas tem uma técnica semelhante ao crawl, excepto que é praticado com as costas voltadas para o fundo da piscina. O estilo costas compete-se em distâncias de 50m,100m e 200m.

Estilo peito/bruços
No estilo bruços (ou peito) o atleta nada de peito voltado para o fundo da piscina, movendo os braços simultaneamente, "puxando" a água da frente para trás e ao mesmo tempo abre e fecha as pernas também sincronizadas. O estilo bruços compete-se em distâncias de 50m, 100m e 200m. Bruços ou de peito é o mais antigo dos estilos de natação de competição. Já no século XVI, havia uma maneira de nadar com os movimentos dos braços parecidos com o atual nado de peito. Naquele período, no entanto, os pés ainda eram batidos alternadamente (igual a um pontapé). Desse método é que originou o nado de peito. Em 1798, o nado de peito já era o estilo mais praticado em toda a Europa

Estilo borboleta/mariposa
No estilo mariposa (ou borboleta) o nadador está também de peito voltado para o fundo da piscina, rodando os braços lateral e simultaneamente e batendo as pernas juntas. O estilo mariposa compete-se em distâncias de 50m, 100m e 200m.

Estilo medley
Nestas provas os nadadores têm de nadar todos os quatro estilos alternadamente, em uma seqüência que é:

0 comentários: