Ténis de mesa

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Origem

O ténis de mesa foi inventado na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como "ping pong", até se tornar uma marca registrada e por isso mudou-se o nome na Europa para ténis de mesa, sendo o nome "ping pong" atualmente usado apenas para fins recreativos. É um dos desportos mais populares do mundo em termos de número de jogadores, assim como sendo um dos mais novos dos desportos olímpicos. O ténis de mesa é conhecido como sendo o desporto com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o desporto de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola.

O ténis de mesa surgiu na Inglaterra no século XIX. Imitando o jogo de ténis num ambiente fechado, objectos do dia-a-dia eram usados como equipamento: uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete.

Materiais

A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente. As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que gerava muito barulho, criando o nome ping pong. A partir daí o nome ping pong foi largamente usado até que a empresa inglesa J. Jaques registrou marca em 1901 e então os outros fabricantes passaram a usar o nome ténis de mesa. Em 1903, E.C. Goode inventou uma versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira.
Em 1921, foi criada uma Associação de Ténis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional (ITTF) em 1926. Londres sediou o primeiro Mundial em 1927. Mas só em 1988, em Seul o desporto tornou-se Olímpico.
No fim de 2000, as antigas bolas de 38 mm foram oficialmente trocadas pelas de 40 mm. Tal medida foi tomada para aumentar a resistência do ar sobre a bola e efetivamente tornar o jogo mais lento. Já naquela os jogadores começaram a aumentar a grossura da esponja da borracha tornando o jogo extremamente rápido. Após a mudança espera-se que o ténis de mesa seja mais fácil de ser assistido e que assim o desporto.


Em 1947, graças ao esforço de De Vicenzi, o Brasil participou do 3º Campeonato Sul-Americano, fato que marca o início da participação brasileira em competições internacionais.
Atualmente, há competições de Tênis de Mesa em todos os estados do Brasil, que congregam por volta de vinte mil atletas.

Popularidade

O ténis de mesa é muito popular na China sendo o 2º desporto em popularidade. O país possui cerca de 10 milhões de praticantes federados. Tal popularidade é fruto da massificação promovida pelo líder comunista Mao Tse-Tung devido à adaptação do desporto a espaços reduzidos, ideal para o país mais populoso do mundo.
No mundo, estima-se que há 300 milhões de praticantes ocasionais e cerca de 40 milhões de praticantes federados distribuídos entre 186 federações filiadas à ITTF, a Federação Internacional de Tênis de Mesa.


Descrição

O torneio por equipes masculinas do ténis de mesa nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 ocorreu entre 13 e 18 de Agosto no Ginásio da Universidade de Pequim. As 16 equipes classificadas para os jogos dividiram-se em 4 grupos de 4 equipes cada. As campeãs de cada grupo avançam as semifinais e as equipes que finalizaram em segundo nos grupos seguem com chances de conquistar a medalha de bronze na repescagem.
Cada equipe é formada por 3 mesa-tenistas. O sistema de confrontos é melhor de 5, sendo duas partidas de simpes e uma de duplas, e mais duas partidas de simples, se necessário.

Regras do jogo

O jogo

Uma partida de ténis de mesa é disputada em melhor de qualquer número de sets ímpares. Usualmente, torneios nacionais são disputados em melhor de 5 sets e torneios internacionais em melhor de 7 sets, o que significa que o jogador ou dupla que vencer, respectivamente, 3 ou 4 sets vence a partida. Para vencer um set, o jogador ou dupla precisa somar 11 pontos ou, em caso de empate em 10 pontos, somar dois pontos de vantagem em relação ao seu adversário.
A partida inicia-se com o serviço de um dos oponentes conforme a ordem de serviço escolhida pelo vencedor do sorteio para tal fim. Cada jogador tem o direito de servir duas vezes consecutivas independente da pontuação que obtiver. Em duplas, a ordem de serviço é alternada entre as duplas e entre os jogadores de modo que cada um dos quatro jogadores sirva, sequencialmente, duas vezes.

O serviço

A actual regra de serviço para as partidas de ténis de mesa inclui várias restrições ao modo como se deve fazê-lo. Antes de ser efetuado o serviço, o jogador deve repousar a bola sobre sua mão espalmada de modo que o adversário e os árbitros possam vê-la. A bola deve ser lançada verticalmente para cima no mínimo 16 cm acima da posição de repouso. No serviço, o servidor deve rebater a bola fazendo com que ela toque no seu lado da mesa e, em seguida, na mesa do adversário. Apenas em jogos de duplas é obrigatório que o bola toque no lado direito da mesa do servidor e, em seguida, no lado direito da mesa do recebedor. Se, após tocar a mesa do servidor, a bola tocar na rede e tocar na mesa do recebedor caracteriza-se uma obstrução e o serviço deve ser repetido sem bónus de pontos para os jogadores. O número de obstruções no serviço é ilimitado, ou seja, o jogador deve servir até que o serviço seja considerado bom ou até que erre o serviço.

A área de jogo

Em jogos oficiais, a área de jogo deve ter pelo menos 14 m de comprimento, 7 m de largura e 5 m de altura e ser circundada por separadores (comumente conhecidos como "aparadores") de até 1,5 m de comprimento e até 0,75 m de altura.
Considera-se ideal que a área de jogo seja iluminada artificialmente (em ginásios sem focos de luz) e não tenha no chão, nas paredes ou no teto coberturas ou objetos brilhantes que possam atrapalhar a visão dos jogadores.


Sistema de aceleração

O sistema de aceleração é uma regra implantada com o objetivo de coibir anti-desportividades durante as partidas como a falta de competitividade, na qual os jogadores trocam bolas sem o objetivo de vencer o ponto. Contudo, a sua execução em jogos é rara e, por pouco uso, confusa.
Essa regra prevê que, se nenhum dos atletas alcançou o número de 9 pontos num set após pelo menos 10 minutos jogados ou a pedido de um dos atletas, um dos árbitros iniciará a contagem dos golpes de cada atleta. A cada saque, se o recebedor ou dupla recebedora fizer 13 retornos bons, o recebedor deverá ganhar o ponto disputado.

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