Origem da Ginástica

|
Origem da ginástica

A Escola de Educação Física de Joinville-le-Pont, em Paris, na França, foi por mais de 100 anos o laboratório da Educação Física em todo o mundo.
Após a Batalha de Jena, em 1806, concitou a mocidade prussiana a treinar-se fisicamente a fim de expulsar o exército invasor, dando origem a um dos mais belos espectáculos dos Jogos Olímpicos, a Ginástica Olímpica, atualmente conhecida também como Ginástica Artística ou Ginástica Desportiva.





Federação Internacional de Ginástica

Trata da fundação da entidade internacional que dirige mundialmente a Ginástica Olímpica, com seus diversos Comités Técnicos, os países filiados e as principais resoluções dos Congressos realizados, durante o período de 1881 a 1996.












Jogos Olímpicos

As competições de Ginástica fazem parte dos Jogos Olímpicos desde seu restabelecimento pelo Barão Pierre de Cubertin, em 1896 em Atenas, na Grécia.

Campeonatos Mundiais
O 1º Torneio Internacional foi realizado em 1903 e continuou com este nome até 1934, quando passaram e ser denominados Campeonatos Mundiais.
Estes campeonatos sofreram também diversas transformações e atualmente o Campeonato Mundial realizado no ano anterior aos Jogos Olímpicos serve para selecionar os ginastas que deverão participar dos Jogos. O próximo mundial previsto para Beijing, na China em 1999 será qualificativo para os ginastas que deverão participar dos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney na Austrália.


Evolução do julgamento

Foi criado o primeiro Código de Pontuação editado pela Federação Internacional de Ginástica em 1949, e suas transformações em mais de 10 códigos, até a última edição em 1997, que deverá perdurar pelo menos até terminar o actual ciclo olímpico 1996-2000.

Origem do aparelhos














A origem de cada um dos aparelhos que são atualmente utilizados nas competições de Ginástica Olímpica masculina e feminina: solo, cavalo com arções, argolas, cavalo para saltos, paralelas simétricas, barra fixa, paralelas assimétricas e trave de equilíbrio.

0 comentários: