Equitação

|
Praticada por atletas com vários tipos de deficiência, a modalidade tem uma peculiaridade: tanto os competidores quanto os cavalos participantes recebem medalhas. Na equitação, homens e mulheres competem juntos, sem distinções de categorias.
Para que a equitação paraolímpica possa ser praticada são necessárias algumas adaptações, a começar pela pista, que deve oferecer um nível de segurança maior do que as pistas convencionais. O local onde são realizadas as provas deve ter uma rampa de acesso para que os cavaleiros montem o cavalo. Além disso, há uma sinalização sonora que orienta os atletas com deficiência visual.
Antigamente, a equitação era utilizada como forma de reabilitação física de pessoas com deficiência, principalmente as que se recuperavam de acidentes que atingiam a coluna vertebral. O esporte fez sua estréia paraolímpica em Nova Iorque-1984, mas ficou 16 anos fora das grades da competição por ainda precisar desenvolver condições melhores aos atletas. Isso só aconteceu em Sydney-2000.

0 comentários: